Brasil é um dos países que menos sente os efeitos da crise mundial

País obteve redução de 0,2% na taxa de desemprego e foi o que menos aumentou o risco-país, de acordo com estudo da Everis

São Paulo, 23 de abril de 2009 – Pelo segundo trimestre consecutivo, o Brasil foi o país da América Latina que melhorou a sua pontuação mais rapidamente no setor de Tecnologia da Informação e Telecomunicações, de acordo com o relatório Indicador da Sociedade da informação (ISI) para a América Latina, realizado pela everis em parceria com a IESE Business School, na Espanha. O material também avalia o Ambiente da Sociedade da Informação (ESI), que compreende os aspectos econômico, Institucional, social e infraestrutura. Esses dados são referentes ao primeiro trimestre de 2009, que compreende os meses de janeiro a março.

“Pelo segundo trimestre consecutivo, o Brasil foi o único país que melhorou sua pontuação do Ambiente da Sociedade da Informação e, além disso, liderou as melhoras do ISI. Na área social, o País se beneficiou da redução da taxa de desemprego e ainda foi o que menos aumentou o seu risco-país chegando aos 422 pontos”, afirma Teodoro López, vice-presidente da everis Brasil. O executivo afirma ainda que a projeção para 2010 é bastante otimista, já que a economia brasileira sofre menos interferência do mercado externo e, além disso, possui um grande potencial de desenvolvimento nos setores de TI e Telecom.

Nesse período, a pontuação brasileira alcançou 4,38 pontos, um avanço de 3,1%, ficando, pela primeira vez, no mesmo nível da média regional. O ISI é um relatório trimestral criado e divulgado para o mercado, com o objetivo de avaliar periodicamente os avanços da Tecnologia da Informação, das Telecomunicações e também do Ambiente da Sociedade da Informação, na Argentina, no Brasil, no Chile, na Colômbia, no México e no Peru.

“Os últimos dados do ISI ratificaram a melhora da Sociedade da Informação no Brasil, tanto em termos absolutos quanto relativos. Pelo quinto trimestre consecutivo, o ISI brasileiro apresentou o maior avanço, o que contrastou com o retrocesso da média latino-americana. Ainda que as dificuldades da economia mundial tenham influenciado seu andamento, o ISI do Brasil poderá continuar progredindo, o que ao início de 2010 superaria a média regional”, complementa Diego Barceló, pesquisador da IESE Business School.

Projeções para o primeiro trimestre de 2010

O Indicador Brasileiro alcançará uma qualificação média de 4,39 pontos, com um aumento anual de 0,2% que contrastará com a queda prevista dos demais países da região. O Brasil ocupará o 4º lugar, superando o México, e a qualificação média da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) avançará mais lentamente.

Entre as variáveis, de equipamentos, em março de 2010 a projeção é que o Brasil alcance um total de 867 telefones móveis para cada mil pessoas (crescimento anual de 11,6%), o que praticamente igualaria a média latino-americana. Na parte de serviços, o gasto total com TIC seria o equivalente a US$ 356 por ano para cada habitante, um crescimento de 7,3%.

A qualificação média do Bloco Econômico do ESI sentiria a menor expansão do PIB, que não poderia compensar pela influência positiva de uma inflação menor, e leve melhora no Índice de Liberdade Econômica. O ESI terá um leve retrocesso, afetado principalmente pela área econômica.

Números do ISI no Brasil

O Brasil liderou as melhoras do ISI nos últimos doze meses, assim como o Peru, apresentou avanços. O indicador brasileiro se elevou 3,1%, obtendo 4,38 pontos e deixando o País na 5a posição, superando a Colômbia. O resultado coloca o Brasil, pela primeira vez, igualado com a média regional.

O País, pelo segundo trimestre consecutivo, foi o único que melhorou a pontuação média do ESI; e pela terceira vez consecutiva, é o país que mais rapidamente aumentou a pontuação das TIC, ficando somente atrás do Peru.

A boa atuação do ESI é resultado de diversos elementos, por exemplo, somente o Brasil apresentou uma redução da taxa de desemprego dentre os países analisados. Além disso, foi o único pais que diminuiu seu risco-país.

O Brasil possui:

777 celulares para cada 1.000 pessoas – aumento de 20,5%;

232 computadores para cada 1.000 pessoas – aumento de 19,5%;

3,3 servidores para cada 1.000 pessoas – aumento de 15%;

13,6% dos usuários de Internet são assinantes de banda larga – aumento de 2,4%

391 usuários de Internet para cada 1.000 pessoas – aumento de 12,2%;

16 domínios de Internet para cada 1.000 pessoas – aumento de 22,3%;

US$ 332 de gasto per capita anual em TIC – diminuição de 19,4%.

O ISI na América Latina

O ISI da Argentina apresentou queda anual mais acentuada, de 5,1%, alcançando os 4,63 pontos. O país mostra simultaneamente a maior qualificação de TIC (4,55 pontos) e a menor pontuação do ESI (4,67 pontos). Tal desproporção indica que, se não começar a recuperar o ESI, as variáveis tecnológicas começarão a sentir.

A pontuação dos países analisados: o Chile obteve 5,51 a Argentina 4,63 pontos, seguida do Peru, com 4,42; o México obteve 4,44; o Brasil, 4,38 e, em último lugar, está a Colômbia, com 4,08.

No que se refere ao desenvolvimento do Ambiente da Sociedade da Informação (ESI), o segundo componente que complementa o indicador ISI, o Chile se destaca por mostrar a melhor pontuação da região, 6,17 pontos. Em seguida vem o Peru, com 5,42 pontos; o México, com 5,12; o Brasil com 4,89, Argentina, com 4,67 e a Colômbia, com 4,79.

O Chile é o líder regional em número de computadores para cada mil habitantes e também em número de servidores e vendas de varejo online.

Metodologia do ISI

O indicador desenvolvido pela everis possui dois componentes básicos: Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Ambiente da Sociedade da Informação (ESI), que compreende os aspectos econômico, institucional, social e infraestrutura.

As variáveis foram definidas por meio de um processo de seleção que estabeleceu a pontuação do índice. Elas foram eleitas levando-se em conta requisitos técnicos, sem prejudicar o objetivo de simplificar os dados e integrar os aspectos conjunturais, estruturais, quantitativos e qualitativos.

Padronização das variáveis e cálculo do ISI

O estudo definiu que todas as variáveis flutuariam dentro de uma categoria limitada entre um valor mínimo unitário e um valor máximo de 10, ou seja, para cada variável é dado o valor 10 para o país com a melhor qualificação (por exemplo, a maior pontuação indica que o índice de Liberdade Econômica possui a menor taxa de desocupação, o maior número de usuários de Internet etc.)

Fontes utilizadas

O estudo analisa os dados obtidos de diversas fontes: Gartner Inc., Indec e Ministério da Economia (Argentina); IBGE e Anatel (Brasil); DANE, Ministério das Comunicações e UPME-Ministério de Minas e Energia (Colômbia); INE y Subtel (Chile); INEGI (México); Banco Mundial; Standard & Poor’s; Heritage Foundation; Transparency International; International Energy Agency; UNESCO; International Telecommunication Union; JP Morgan; ICANN; LatinoamerICANN; Domaintools; OECD; Fundo Monetário Internacional; Federal Reserve e bancos centrais da Argentina, do Brasil, da Colômbia, do Chile e do México.

Sobre a everis

A everis é uma consultoria multinacional que oferece soluções de negócio globais e tecnologia da informação a seus clientes, cobrindo todos os aspectos da cadeia de valor das organizações, desde a estratégia de negócio até a implantação e a operação dos sistemas. Fundada em 1996, a everis atualmente está presente em diferentes países da Europa (Espanha, Portugal, Polônia e Itália) e da América Latina (Chile, Brasil, Argentina, Colômbia e México) com 19 escritórios e mais de 7 mil profissionais.

No Brasil, a empresa conta com mais de 450 profissionais, que atuam em três linhas de negócios: Business, Solutions e Centers. O foco de negócios da everis no País são os setores de Entidades Financeiras, Telecomunicações e Indústria. Em 2008, a empresa faturou mundialmente € 410 milhões e R$ 52 milhões no Brasil, onde espera um crescimento de mais de 50% nos próximos anos. Nesse ano, também foi eleita pelo Great Place Institute como uma das 50 melhores empresas de TI e Telecom para se trabalhar.

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