Brasileiro candidato a Prêmio Nobel

SÃO PAULO – O brasileiro Miguel Ângelo Laporta Nicolelis, paulistano de 48 anos, é diretor do Centro de Neurociência da Universidade de Duke, Carolina do Norte (EUA) desde 1994. Ele é referência mundial na pesquisa da interface entre o cérebro e os computadores e há anos trabalha no implante de próteses no cérebro de pacientes paralisados com lesões na medula.

REVISTA SCIENCE – Sua pesquisa teve uma nova direção, desta vez focando a cura do mal de Parkinson. O estudo foi publicado na revista Science, que, em 129 anos, nunca havia dedicado sua capa à pesquisa de um brasileiro. A publicação é considerada como a maior e mais respeitada revista científica do mundo.

O Parkinson é uma doença degenerativa do sistema nervoso caracterizado por tremores e espamos incontroláveis que pode levar à morte. O estudo de Nicolelis foi feito a partir do implante de próteses na medula espinhal de ratos com sintomas iguais aos do Parkinson.

TRAJETÓRIA – O trabalho de Nicolelis com implante de próteses no cérebro de cobaias iniciou-se em 1984, quando ele formou-se em medicina pela Universidade de São Paulo. Em 1999, quando implantou uma prótese no cérebro de uma macaquinha (Belle), conseguiu que, pela primeira vez, um primata movesse um braço robótico a partir da força do pensamento e, assim, ganhou projeção internacional.

Em 2001, o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) indicou sua pesquisa como uma das dez tecnologias que vão mudar o mundo. Em 2003, foi dele a experiência que ganhou novamente projeção mundial – os sinais elétricos emitidos por 500 neurônios no cérebro da macaca  Idoya foram captados e posteriormente transmitidos a outro laboratório distante mil quilômetros, onde um braço robô foi movido por meio dos controles emitidos por Idoya.

Na experiência, Idoya andou em uma esteira no laboratório de Nicolelis. Em Kyoto, no Japão, um robô humanóide de 90 quilos andou sob controle de Idoya, recebendo os sinais emitidos pela macaca, transmitidos via satélite.

ESPERANÇA – O próximo passo da experiência com Idoya é tentar fazer humanos com paralisia voltar a andar. Os testes começam junho de 2009 no hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

NOBEL – Um dos prêmios mais conhecidos do mundo, outorgado pela Academia Sueca, pode ser concedido a este brasileiro – o Prêmio Nobel de Medicina. Embora a escolha de um Nobel seja um dos segredos mais bem guardados do mundo (ninguém se candidata nem pode ser indicado e, geralmente, nenhum contemplado soube que estava para receber o prêmio até o telefonema de congratulações), Nicolelis foi convidado a dar uma palestra sobre as neuropróteses em novembro de 2007. além disso, um colega que recebeu o Nobel teria dito a ele que a Academia estava prestando atenção à pesquisa do brasileiro.

PALESTRA NO BRASIL – Tendo como tema a contribuição da ciência para o desenvolvimento econômico e sociocultural brasileiro, Miguel Nicolelis fará hoje, terça-feira, uma palestra promovida pela Duetto Editorial, marcando o aniversário de sete anos da revista Scientific American Brasil. O foco da conferência é a criação e atuação do Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra (IINN-ELS), coordenada pelo pesquisador brasileiro e que busca incorporar iniciativas educacionais e socioculturais para fortalecer a comunidade da região de Natal (RN).

Em atividade desde 2003, o IINN-ELS visa tornar-se um centro de refer~encia mundial de pesquisa biomédica e educação científica, com a criação de pólos integrados e auto-sustentáveis, voltados à geração de conhecimento e desenvolvimento social.

7 anos de Scientific American Brasil

Tema: “A Ciência como Agente de Transformação Social”

Palestrante: Prof Dr. Miguel Nicolelis

Local: Teatro Tuca

Data: 09/06/2009 (terça-feira)

Horário: 19h30

Endereço: Rua Monte Alegre, 1.024 – Perdizes – São Paulo (SP)

Confirmar presença: (11) 2713-8150 ou carolina..zardi@duettoeditorial.com.br

Vagas limitadas

Anúncios

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: